O valor da marca

O produto é algo que é feito na fábrica, a marca é algo que é comprado pelo consumidor.
O produto pode ser copiado pelo concorrente, a marca é única.
O produto pode ficar ultrapassado rapidamente, a marca bem-sucedida é eterna.

Stephen King (Grupo WPP, Londres)

 

As marcas servem para identificar a origem ou o fabricante de um determinado produto, além de permitir que o próprio consumidor atribua as devidas responsabilidades ao fabricante ou distribuidor. Um produto idêntico pode ser avaliado de forma completamente diferente, dependendo de como se estabeleceu sua marca. Há o reconhecimento de determinada marca por meio de alguma experiência anterior com o produto e o programa de marketing deste.

As marcas também desenvolvem um papel valiosíssimo para as organizações, pois além de simplificar e ajudar no rastreamento e controle de estoque, ainda oferece à empresa proteção jurídica quanto aos recursos ou questões exclusivas do produto. O nome e logotipo de uma marca podem ser protegidos por marcas registradas, além das embalagens que podem ser protegidas por direitos autorais. Esse sentimento de proteção dá força para que as empresas invistam em suas marcas de forma segura e receba todos os benefícios desse valioso ativo.

Para as organizações as marcas são uma propriedade legal e muito valiosa, que tem uma grande influência no comportamento do consumidor, podem ser comercializadas, ou seja, tem grande valor na compra e na venda, e ainda oferecem segurança de futuras receitas.

As principais vantagens de marketing que uma marca forte oferece são:

  • uma melhora na mensuração do desempenho de um produto;
  • desenvolvimento da fidelidade do consumidor;
  • é menos vulnerável às ações da concorrência e às crises de marketing;
  • obtenção de maiores margens de lucro;
  • menor sensibilidade por parte do consumidor às variações de preço;
  • comunicação de marketing mais eficaz;
  • possibilidades de licenciamento da marca;
  • oportunidades de estender a marca.

 

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